terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Paris,além da Torre Eiffel

Paris, muito além da Torre Eiffel

Publicada em 21/12/2010 às 11h30m

Renata Summa
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 3,9

Reprodução para o Guia My Little Paris / Kanako

Você já subiu três vezes os 1.665 degraus que levam ao topo da Torre Eiffel. Por duas tardes consecutivas, passou uma hora sob chuva antes de conseguir entrar no Louvre. E já se cansou de comer croque-monsieur nos cafés de Saint-Germain-des-Près. Ainda assim, a capital francesa continua a lhe fascinar, e sua passagem para as próximas férias já tem destinado confirmado. Descubra então algumas atividades insólitas que prometem deixar sua viagem a Paris mais interessante.

Leia também: Paris terá sistema público de carros de aluguel elétricos

Se você sempre sonhou em ser chefe de cozinha, não há melhor lugar no mundo do que a capital francesa para ter seus talentos culinários reconhecidos. A Cantine Le Troisième Lieu oferece uma boa oportunidade para colocar em prática aquela velha receita da sua avó. Toda segunda-feira, eles realizam um open kitchen: o chef cede seu lugar na frente do fogão à estrela da noite. Para participar, basta ligar para o restaurante e propor sua receita. Eles se responsabilizam pelas compras, enquanto você assume a cozinha. Não se esqueça de convidar seus amigos, que pagarão 12 euros pela refeição - seja qual for sua qualidade. O local tem também um porão, onde a música rola solta até a madrugada.

Mas antes de enfrentar esse desafio, talvez seja melhor aprimorar seus dotes num dos muitos cursos rápidos de culinária da cidade. Tendência cada vez mais disseminada entre os franceses, as aulas duram entre 40 minutos e duas horas. Além de aprender técnicas e receitas numa verdadeira cozinha industrial, onde todo mundo põe literalmente a mão na massa, os alunos se reúnem ao final do curso numa grande mesa, para experimentar o que foi preparado pelo grupo. O mais famoso deles é o Atelier des Chefs, que tem cozinhas espalhadas pelos quatro cantos da cidade. As reservas podem ser feitas no dia, e o mais comum é que as aulas sejam realizadas na hora do almoço, durante a semana - momento em que é possível encontrar grande número de executivos que trocam o terno e o tailleur pelo avental branco.

Para aqueles que não querem nem ouvir falar em cozinha durante as férias, a sugestão é o restaurante Dans Le Noir. Como o próprio nome sugere, os clientes são convidados a fazer sua refeição num ambiente de absoluta escuridão. Um menu surpresa é proposto, e o desafio é descobrir exatamente o que está no seu prato - segredo só revelado no final da refeição pelos garçons da casa, todos cegos.

- É estranho, perdi todos os pontos de referência, pois não via nada. O tato e o paladar, de repente, se tornam muito mais importantes - explica a contadora Nathalie Champé, que testou e aprovou a experiência. - Comi tomate convencida de que era abacate. Também não é fácil saber onde está a comida, então às vezes usamos o dedo para ajudar a levar a comida ao garfo. Até identificar o tipo de vinho é difícil.

Aproveitando o frio do inverno europeu, você pode fazer a digestão de toda essa comilança numa autêntica cerimônia do chá japonesa organizada pela loja Jugetsudo. Num típico salão parisiense escondido no subsolo de um prédio de Saint-Germain-des-Près, um pequeno grupo, mediante reserva, pode assistir ao espetáculo de gestos graciosos sentado num tatame, e degustar diversos tipos de chá verde, acompanhados de delicados doces japoneses.

Massagem e piscina no refúgio de Wilde

Em Saint-Germain-des-Près, a poucos passos do salão de chá da Jugetsudo, fica um dos segredos mais bem guardados de Paris: uma piscina subterrânea, dissimulada atrás de uma pesada cortina de veludo no elegante L'Hotel - antigo refúgio de Oscar Wilde. Você pode reservar o local para dois durante uma hora, com direito a taças de champagne, macarons e uma sessão de massagem no final. É uma experiência inesquecível.

Outra surpresa encontrada em pleno centro de Paris é o Hamam Pacha, concebido nos mesmos moldes das casas de banho turco de Istambul, que promete lhe transportar de volta ao Império Otomano, enquanto um profissional esfrega seu corpo com uma pedra, até tirar todas as impurezas acumuladas.

Depois de tanto gastar a sola do sapato, também vale dar um bom trato nos pés no Rufa Fish Spa, onde centenas de pequenos peixes conhecidos como garra rufa lhe esperam para fazer sua pedicure, como na Ásia. Basta colocar seus pés num dos aquários do salão, que os peixinhos - apelidados de "doutores" - se apressam em retirar todas as peles mortas.

Após a experiência restauradora, é hora de ganhar a noite da capital francesa num bar eletrizante. Situado a poucos metros do prédio histórico da Bolsa de Paris, o Footsie segue a mesma lógica do mercado financeiro. Três telões espalhados pelo estabelecimento indicam a flutuação do preço das bebidas segundo a demanda - quanto mais um drinque é vendido, mais caro ele se torna ao longo da noite. Cabe a você saber investir no momento certo!

Em livro, as dicas que os parisienses escondem

Lançado em novembro, o livro "My little Paris, le Paris secret des parisiennes" ("Minha pequena Paris, a Paris secreta das parisienses") promete desvendar todos os segredos que parisienses nunca vão revelar: os melhores brunches, os restaurantes confidenciais, o mapa de estoques secretos das marcas de luxo... tudo ilustrado pela artista japonesa Kanako. O guia está à venda nas livrarias francesas e em sites, e também pode ser comprado com um vendedor que percorre Paris de bicicleta oferecendo o livro junto com um copo de chocolate quente.

Algumas das ideias estão no site My Little Paris (mylit tleparis.com). Com o mesmo conceito, mas voltado para o público masculino, o site Merci Alfred (mercialfred. com) também sugere passeios criativos e lugares insólitos a serem descobertos na capital francesa.

Serviço

Cantine Le Troisième Lieu: 62 Rue Quincampoix, Marais. Tel. (33 1) 4804-8564

Atelier des Chefs: Cursos a partir de 15 euros. Há seis endereços em Paris. www.atelierdeschefs.fr

Dans Le Noir: Menus a partir de 35 euros. 51 Rue Quincampoix, Marais. Tel. (33 1) 4277-9804.

Jugetsudo: A cerimônia do chá custa 25 euros. 95 Rue de Seine, Odéon. Tel. (33 1) 4633-9490. www.jugetsudo.fr

L'Hotel: Uma hora na piscina, massagem para dois, champanhe e macarons sai por 250 euros. 13 Rue des Beaux-Arts, Saint-Germain-des-Près. Tel. (33 1) 4441-9900. fr.l-hotel.com

Hamma Pacha: Tratamentos a partir de 35 euros. 17 Rue Mayet, metrô Duroc. Tel. (33 1) 4306-5555. www.hammampacha.com

Rufa Fish Spa: Tratamentos a partir de 35 euros. 3 Rue des Fossés Saint Jacques, Luxembourg. Tel. (33 1) 4329-4136. www.rufafishspa.com

Footsie: 10-12 Rue Daunou, Opéra. Tel. (33 8) 2610-0852.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu nome, sua cidade/estado e país e seu comentário